A NOITE DOS FACAS LONGAS - MAX GALLO
Ana Mafalda Salvado
Recordo-me quando o li pela primeira vez. Foi na minha adolescência, nos tempos em que colaborei na biblioteca do Almada Atlético Clube e já me "tinha deixado apanhar" pela vasta temática da Segunda Guerra Mundial.
Não há muito tempo descobri este livro ao preço da chuva e aí não pensei duas vezes na sua aquisição.
Esta noite foi uma purga bastante sangrenta, que Hitler mandou fazer e executar no seio do próprio partido, a pretexto de algumas verdades e muitas mentiras..
Como se vê e ao longo da História, estas coisas descambam habitualmente nos exageros e injustiças, as quais são muitas vezes produto de invejas, mesquinhez e falsos moralismos.
E a partir daqui, foi o que se viu e sentiu ao longo de 12 loucos anos. Quando as coisas seguiam este rumo, ía tudo a eito e sem contemplações!
Desgraçado de quem tem a infelicidade de viver num regime totalitário! E volto a dizer e a lamentar, que a memória de certas pessoas é assustadoramente curta!